No concelho de Mafra não existem atualmente sem-abrigo

sem-abrigo

No concelho de Mafra não existem atualmente sem-abrigo

 

Segundo a síntese de resultados do Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo para o ano de 2022, apresentado em dezembro o ano passado, estavam sinalizadas 10.773 pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal. Destas, 5.975 viviam na condição de sem-teto, ou seja, na rua, num abrigo de emergência ou noutro local precário, enquanto as restantes 4.798 não tinham casa e viviam num alojamento temporário.

Segundo a organização católica Comunidade Vida e Paz, em abril deste ano, só em Lisboa havia mais de 530 pessoas a viver nas ruas.

Na semana passada, a vice-presidente da câmara de Mafra, em declarações à agência Lusa referiu que o concelho não tem sem-abrigo, não existindo ninguém “a pernoitar na rua” à data.

A 31 de dezembro de 2023 estavam referenciadas, no concelho de Mafra, “sete pessoas em situação de alojamento precário”, mas “em situação de sem-abrigo propriamente dito, a pernoitar na rua, à data de hoje não se verifica ninguém”.

Aldevina Rodrigues afirmou, ainda, que “quando é identificada uma qualquer situação de uma pessoa que se encontre em situação de sem-abrigo, a equipa está imediatamente na rua para se disponibilizar a trabalhar com essa pessoa em ordem à alteração da sua situação”.

Embora não se registem situações de sem-abrigo, o município de Mafra, ainda segundo Aldevina Rodrigues, “estará completamente disponível para apoiar em tudo aquilo que se considere necessário e que seja obviamente útil para a resolução situação” dos sem-abrigo.

Partilhe o Artigo

Leia também